Muito além do famoso balneário de Punta Del Este e da capital Montevidéu, nosso vizinho Uruguai esconde preciosidades entre suas estradas. Esse é um dos motivos pela qual um descolamento de motorhome é uma excelente pedida no destino: você pode traçar a sua própria rota, permanecer o tempo que desejar em cada parada e ajustar a viagem ao seu estilo!
Neste post daremos todas as dicas para quem chega em La Paloma de Motorhome.
(Spoiler: este foi um dos melhores destinos que passamos como viajantes por terra pelo Uruguai).
Fique conosco e descubra:
- Onde pernoitar de motorhome em La Paloma
- Onde conseguir chuveiros e água
- O que fazer de motorhome por lá
Vamos nessa?
Antes de mais nada: onde fica La Paloma?
Localizada na costa sudeste do país, a cidade beira-mar fica a apenas 145 km para quem vem de motorhome ou campervan via Chuí, no Rio Grande do Sul.
Para quem chega de avião pela capital, a distância também é tranquila, em apenas 210 km você estará lá! (Essa é outra das grandes vantagens de se viajar para o Uruguai, com um pouco mais de tempo, você conseguirá dar uma excelente rodada pelo país!)
O destino conta com 5.300 habitantes, segundo os últimos levantamentos, mas no período de verão, chega a triplicar a população, por ser um balneário visado tanto nacional, quanto internacionalmente!
Mas não se engane, a baixa temporada tem as suas vantagens, principalmente se você estiver viajando por La Paloma de Motorhome.
Siga conosco para entender mais!
De motorhome em La Paloma: onde pernoitar?
Se você consultar o aplicativo iOverlander, de cara vai perceber que não faltam opções para passar a noite em La Paloma, a bordo da sua ‘casa rodante’, como carinhosamente são chamados os motorhomes em espanhol.
Na baixa temporada essas opções se multiplicam, visto que muitas ruas à beira mar ficam vazias, bem como propriedades como hotéis e casas de veraneio. Ou seja, escolhendo com bom senso, a probabilidade de você ser incomodado durante é noite é bem baixa
(Não sabe como escolher um bom local para pernoitar? Veja todas as nossas dicas aqui!)
Estivemos por em outubro (pré-temporada) e as opções eram tantas, que dormimos em locais distintos em cada uma das 3 noites que passamos por lá!
Dormindo em frente a Playa Anaconda
A Playa Anaconda foi o local escolhido para a nossa primeira noite na região.
Esta é uma das principais praias do lado Sul de La Paloma e se torna muito disputada na época de verão por banhistas e surfistas. Como estivemos por lá na baixa temporada, foi tranquilo garantir o camarote para o pernoite.
Optamos por estacionar a van ao lado do Hotel Las Eduardas, que estava completamente vazio nesta época do ano. Passamos uma noite tranquila, sem qualquer tipo de intercorrência.
Estacionamento público de Campers e Motorhomes
Essa talvez seja a opção de Wild Camping mais segura para quem não quer arriscar estacionar em qualquer ponto mais vazio.
Se trata de um estacionamento público muito próximo do porto (jajá falaremos sobre ele também), repleto de iluminação pública e tranquilo durante a baixa estação.
Não se paga nada para estacionar neste local e quando o utilizamos, dividimos o espaço com mais 4 outras vans de diversos países. Um ótimo ponto para trocar ideia com outros viajantes 🙂
Para encontrá-lo no aplicativo, procure pelo Parking Lot mais próximo à entrada portuária, não tem erro!
Pernoite em frente ao Farol de La Paloma
Essa é uma boa opção para quem deseja um ponto mais central na baixa temporada. Você estará entre o Farol da cidade, conhecido como Faro del Cabo Santa Maria e a praia de Las Rocas.
Onde conseguir chuveiros e água
Todas as vans da WeCampers contam com chuveiro e água quente, mas se esse não for o seu caso e você precisar recorrer a locais públicos para garantir o seu banho, o porto de La Paloma com certeza será o seu melhor amigo (além de ser um local lindo para um passeio!)
O banho funciona da seguinte forma: você compra uma ficha na administração naval por 38 pesos uruguaios (o equivalente a R$ 5) e tem direito a uma ducha quente (quente mesmo!) que dura 6 minutos. E sim, há uma contagem regressiva com direito a apito e tudo😅
Fizemos isso por dois dias seguidos e sempre encontramos as estruturas limpas e vazias, tanto de chuveiro, como de banheiros.
Se você não precisa de um banho, mas apenas abastecer os reservatórios de água de seu veículo, no porto encontrará torneiras livres para isso. Basta conversar com algum segurança do local, todos foram muito solicitos conosco.
O que fazer em La Paloma
Agora que você já está despreocupado com as principais necessidades de uma viagem de motorhome, chegou a hora de descobrir como preencher os seus dias!
Esse cantinho especial uruguaio oferece muitas possibilidades a quem viaja por terra ou apenas de passagem. Nós ficamos 3 dias inteiros e conseguimos curtir com calma as atrações do local.
Avenida Principal
Na avenida Nicolás Solari você encontrará praticamente tudo o que precisa: dos bares mais badalados como o Orishas aos caixas eletrônicos e casas de cambio!
Praias do Sul
Los Botes e La Serena são ótimas pedidas para uma visita sossegada na baixa temporada ou para quem busca algum agito no verão.
Visita ao Farol del Cabo Santa Maria
O Farol Cabo Santa Maria pode ser visitado todos os dias, durante todo o ano de 10:00 a 12:45 e de 15:30 a 17:30. O custo da entrada é de 25 pesos uruguaios por pessoa (aproximadamente 3 reais).
Praias do Norte
As praias do norte ficam mais afastadas do centrinho de La Paloma e contam com dunas formando suas paisagens. Você pode curtir toda a tranquilidade nas areias de La Aguada, Costa Azul ou Antoniópolis.
Nós ainda aproveitamos para preparar um belo almoço no motorhome nos estacionamentos que ficam bem em frente a uma delas!
Caminhada pelo Porto
A gente avisou que o Porto seria o seu melhor amigo, não é?
Além de todas as comodidades para viajantes, o local ainda é super agradável para uma caminhada e uma refeição.
Isso porque lá existem barraquinhas de peixes e frutos do mar frescos, tanto para levar, quanto para comer no local, como nós fizemos.
Dica: não deixe de provar os famosos buñuelos de algas e as empanadas de siri e pescado que são uma delícia!
Laguna Rocha
Sem dúvida um dos pontos mais lindos de toda a visita por La Paloma! Essa lagoa de 70 quilômetros, faz parte do Sistema Nacional de Áreas Protegidas do Uruguai e é berço de diversas aves aquáticas migratórias (garças e flamingos estão entre elas).
Você pode aproveitar a visita pelas vias que chegam ao local ou se curtir uma caminhada, realizar o sendeiro (trilha) de 2,8km em torno da lagoa (nós fizemos e recomendamos muito!).
Curtir um pôr do sol olhando o mar
Assim como em muitos locais do Uruguai, o pôr do sol de La Paloma não decepciona! Melhor ainda quando curtido com um bom vinho uruguaio!
E nem é necessário sair correndo e buscar um local ideal, do próprio estacionamento de motorhome, que mencionamos por aqui, é possível acompanhar esse momento incrível do dia.
E aí, curtiu as dicas para aproveitar muito o balneário de La Paloma de motorhome?
Que tal se aventurar neste destino em suas próximas férias? Faça um orçamento conosco e garanta o preço mais baixo em campervans novas, confortáveis e seguras!