Se alguma vez na vida você pesquisou ou planejou uma viagem ao Uruguai, provavelmente já ouviu falar de Colônia do Sacramento. Essa cidade dispensa apresentações, mas oferece a quem a visita, muito mais do que apenas o centrinho histórico, principalmente para quem viaja com a mobilidade de um motorhome!
Neste post nós iremos te contar mais sobre a experiência de viajar por Colônia de Motorhome e te dar várias dicas para passar dias inesquecíveis por lá!
Fique conosco e descubra:
- O que fazer em Colônia (além do centrinho histórico);
- Estrutura de Colônia para Motorhome
Antes de mais nada, um pouquinho de História…
Essa cidade, hoje com pouco mais de 25 mil habitantes, foi fundada por portugueses no ano de 1680, antes de virar alvo de disputas entre eles e os Espanhóis, pela sua localização privilegiada em relação à cidade de Buenos Aires: mais precisamente 50 km em linha reta, atravessando pelo Rio da Prata!
(Pensou em um bate e volta à capital argentina? Fique conosco que falaremos sobre isso aqui!)
Com isso, tudo o que vemos hoje na cidade velha é fruto de uma grande mistura arquitetônica.
Vale lembrar que a cidade inteira, inclusive a muralha que divide a parte histórica, foi reconstruída e em 1995, o título de Patrimônio Cultural da Humanidade da UNESCO foi concedido a esse local único!
Já se animou para ir? Calma que vem coisa boa para quem quer chegar lá de Motorhome ou Campervan!
O que fazer em Colônia do Sacramento de Motorhome?
Para quem chega por terra e com possibilidade de deslocamento, Colônia tem muito mais a oferecer do que a Cidade Velha (que é linda, por sinal). Você poderá dividir o seu tempo entre História e natureza, passando um tempo de sua estadia também nas praias de água doce da cidade.
Em apenas 3 dias, nós conseguimos equilibrar e diversificar o nosso roteiro por lá.
Vem saber mais:
TOUR CAMINHANDO PELA CIDADE ANTIGA
Mesmo que você não seja o maior amante de História, vale a pena fazer uma caminhada pelo centro antigo para entender mais sobre Colônia do Sacramento, com um guia local.
Neste sentido, existem duas possibilidades: a primeira delas com um custo de 200 pesos uruguaios por pessoa, saindo da frente do centro de atenção ao turista (em frente à muralha) diariamente em dois horários: 11:00 e 15:00.
A segunda opção (a que nós fizemos) é o Free Walking Tour da Colonia Experiences. Nesta modalidade a contribuição oferecida a guia é voluntária e você pode optar por realizar os 90 minutos de tour durante o dia ou pela noite, para contemplar a cidade de uma ótica um pouco diferente.
TOUR PELAS CERVEJARIAS LOCAIS (OU PUB CRAWL PARA OS ÍNTIMOS)
Um outro tour também oferecido pela Colonia Experiences é o ‘pub crawl’.
Para quem não está familiarizado com o termo, você literalmente sai com um grupo pulando de bar em bar. No caso de Colonia, são 3 bares com maravilhosos vinhos e cervejas locais!
Nós passamos por:
1- @montevideobeercompany
2- @barbotbrewpub
3- @lalocandabar
DICA: se estiver de motorhome e optar por fazer esse passeio, já deixe-o estacionado no local que pretende pernoitar, pois você provavelmente não estará em condições de dirigir depois desse tour! #ficaadica
LA RAMBLA + SENDERO LAS DELICIAS
Se afastando um pouquinho do centro histórico, a Rambla de Colônia te permite passar pela costa do Rio da Prata, curtindo a paisagem até a chegada às praias fluviais.
São mais de 5 quilômetros para você curtir caminhado ou a bordo da sua casa sob rodas.
DICA: se optar pela caminhada, paralelamente à Rambla, existe uma trilha conhecida como Sendero las Delicias, que fará você se teletransportar para uma floresta no meio da cidade.
PRAIAS
Colônia possui diversas praias. Estivemos por lá no início do mês de novembro e já conseguimos arriscar um banho de mar rio para dar uma refrescada em um dia de sol.
Uma vez lá procure pelas praias: Ferrando, Real de San Carlos, Fomento ou Balneario Artilleros.
Ah, falando em sol, não deixe de ver o pôr por lá, ele parece se colocar perfeitamente em Buenos Aires!
CURTIR AS CHURRASQUEIRAS PÚBLICAS PARA UM ALMOÇO COMO UM LOCAL
Assim como em diversos outros lugares do Uruguai, Colônia conta com diversas churrasqueiras para uso público, sem necessidade de reserva ou pagamento. A diferença é que aqui, elas se localizam na orla, em meio aos parques com altos pinheiros.
Se você estiver de motorhome por lá, pode aproveitar para estacionar bem pertinho e curtir um programa com menos cara de turista e mais cara de local! Nós fizemos isso e adoramos, ainda compramos alfajores feitos por um vizinho!
Aproveite para utilizar aquilo tudo que você incluiu no planejamento da sua viagem e trouxe consigo na van: cadeiras de praia, redes e por aí vai…
Lembre-se de deixar o local limpo (inclusive por lá, existem lixeiras para separar o lixo plástico dos demais!)
BATE E VOLTA PARA BUENOS AIRES
Como falamos no início do texto, a distância das duas cidades é pequena e em apenas 1h30 você consegue realizar a travessia via Rio da Prata. Existem diversas opções de horário ao longo dos dias da semana, e você pode consultar as opções no site da empresa mais tradicional de lá: a Buque Bus.
Lembre-se de reservar o seu passeio com antecedência 😉
PLAZA DEL TORO
Construída próxima a avenida Real de San Carlos, a Plaza del Toro funcionou apenas durante 2 anos como palco de touradas, e desde 1912 não recebe mais eventos desse tipo (ufa!).
Hoje o espaço, totalmente reformado, funciona como centro de eventos e feirinhas locais.
No dia em que estivemos lá, estava rolando uma feira de produtores locais, com doces, queijos e cervejas!
Agora que você já tem anotado diversas opções de passeios para preencher os seus dias por Colônia, que tal conhecer um pouco mais da estrutura da cidade para quem chega de Motorhome ou Campervan?
Fique de olho nas dicas de onde dormir com segurança, onde conseguir água para abastecer e onde conseguir chuveiros 🙂
Estrutura para Motorhome em Colônia do Sacramento
ONDE DORMIR
Estacionamentos públicos não faltam em Colônia! As opções eram tantas, que nós em 3 noites, testamos 3 locais distintos para o pernoite com a nossa campervan:
1- Centro Histórico: durante os finais de semana, algumas ruas do Centro Histórico são restritas para automóveis (além de ficarem bem movimentadas e barulhentas…). Então se você quer ter a experiência de pernoitar no centrinho, recomendamos que o faça em dias de semana!
Nós estacionamos na rotatória em que se localiza o Bastion de San Pedro, bem em frente ao rio (o que nos garantiu vistas incríveis para o café da manhã).
Conosco haviam outros motorhomes de diversas nacionalidades, uma experiência incrível e uma ótima opção caso você faça os tours noturnos.
2- Bosques próximos às praias: ao longo das Ramblas é possível perceber uma diversidade de estacionamentos em meio aos bosques locais.
Nós passamos duas noites em locais distintos na extensão da avenida e o único barulho da madrugada era o de rio.
Recomendamos que você também tenha essa experiência! De quebra, nem precisará mover a van no dia seguinte, pois acordará em um local tão incrível, que nem terá vontade de sair.
Outras facilidades para quem chega em Colônia do Sacramento de Motorhome:
BANHEIROS PÚBLICOS: no mesmo local mencionado acima, ao longo das Ramblas, existem várias estruturas de banheiros públicos, super limpos e bem conservados, porém ficam abertos apenas até as 18h.
No centro de visitantes de Colônia também há banheiros públicos!
CHUVEIROS PÚBLICOS: também nas Ramblas é possível encontrar uma estrutura com 4 chuveiros públicos em frente à praia. Não há limite de tempo para uso!
ÁGUA PARA ABASTECER O RESERVATÓRIO: dentro da feirinha de artesanatos, que fica próximo ao Clube de Remo, na Playa Urbana de Rowing, existem diversas torneiras que você poderá conectar a sua mangueira e encher o reservatório de água potável sem problema algum!
E aí, curtiu saber mais sobre Colônia, muito além do Centrinho Histórico?
Se você quer ter a experiência de visitar essa cidade a bordo de uma campervan C-O-M-P-L-E-T-A e segura, fale conosco!